O reverendo John Hullier
O reverendo John Hullier se educou no Eton College, e com o tempo veio ser vigário de Babram, a três milhas de Cambridge, e depois foi a Lynn, onde, ao opor-se à superstição dos papistas, foi levado ante o doutor Thirlby, bispo de Ely, e enviado ao castelo de Cambridge; aqui esteve um tempo, e depois foi enviado à prisão de Tolbooth onde, depois de três meses, foi conduzido à Igreja de Santa Maria, e ali condenado pelo doutor Fuller. Na Quinta-Feira Santa foi levado à fogueira; enquanto tirava as roupas, disse as pessoas que estava a ponto de sofrer por uma causa justa, e os exortou a acreditar que não havia outra rocha senão Jesus Cristo sobre a qual edificar. Um sacerdote chamado Boyes pediu então ao alcaide que o silenciasse.
Depois de orar, foi mansamente à fogueira, e amarrado então comuma corrente e metido num barril de alcatrão, pegaram fogo às canas e à lenha. Mas o vento arrastou o fogo diretamente detrás dele, o que o fez orar tanto mais fervorosamente sob uma severa agonia. Seus amigos pediram ao verdugo que acendesse os feixes com o vento em sua cara, o que foi feito de imediato.
Lançaram agora uma quantidade de livros ao fogo, um dos quais (o Serviço de Comunhão) ele pegou, o abriu, e gozosamente ficou lendo-o, até que o fogo e a fumaça o privaram da visão; mas incluso então, em fervorosa oração, apertou o livro contra seu coração, dando graças a Deus por dar-lhe, em seus últimos momentos, este dom tão precioso.
Sendo cálido o dia, o fogo ardeu violentamente; num momento determinado, quando os espectadores pensavam que já tinha deixado de existir, exclamou repentinamente: "Senhor Jesus, recebe meu espírito!", e com mansidão entregou sua vida. Foi queimado em Jesus Greden, não longe do Jesus College. Tinham-lhe colocado pólvora, porém morreu antes que se acendesse. Este piedoso mártir constituiu um singular espetáculo, porque sua carne ficou tão queimada desde os ossos, que continuaram erguidos, que apresentou a idéia de uma figura esquelética acorrentada numa estaca. Seus restos foram ansiosamente tomados pela multidão, e venerados por todos os que admiraram sua
piedade ou detestavam o desumano fanatismo.
0 comentários:
Postar um comentário